Compartilhando com vocês o resultado da Residência de curadoria, em Oaxaca, México!
Este é “Insustentável”, um trabalho de Bia Ferrer (@biaferreroficial). Minha ideia foi, impactado pela paisagem deste lugar místico onde estou, tirar a obra do contexto urbano a qual foi criada! Experimentar outras paisagens e possibilidades!
Em completo estado de encantamento fiz a colagem, sozinho, ouvindo “Space Oddity”, de David Bowie!
Bia Ferrer é uma artista das cidades, seus trabalhos trazem a vibração da metrópole, seja ela São Paulo, Nova York, ou qualquer outro grande centro. É uma personagem das ruas, das noites e sua obra fala disso.
Como curador em residência, influenciado pela experiência de viver, por 1 mês, em uma cidade com tantas referências artísticas como Oaxaca, a primeira coisa que pensei foi levar o projeto “Insustentáveis” de Bia ferrer para uma paisagem rural, o oposto de sua intenção primeira.
Ela aceitou bem a provocação e o resultado ficará aqui, para os moradores da “Lagigolo”, vila rural aos arredores de Oaxaca.
Como diz Milan Kundera em “A Insustentável Leveza do Ser”, livro que motivou Bia a criar seu projeto:
“Não existe meio de verificar qual é a decisão acertada, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado.”
Espero ter acertado!!
Renato Negrão.